terça-feira, 30 de março de 2010

Tecnologia de ponta a serviço do Comércio Exterior

Por Marcelino Silva

Empresa investe em foco tecnológico e desenvolve sistema ERP que promete revolucionar processos, cultura e operações de clientes, parceiros e fornecedores

O que faz uma empresa especializada em Logística e Comércio Exterior ampliar seu foco de atuação para áreas distintas? O depoimento de Sérgio Augusto Peralta dos Santos, gerente de Tecnologia da Informação (TI), da Fiorde Logística Internacional, serve para ilustrar de forma didática esta resposta. “Enquanto o cliente sonha, a gente realiza em alta velocidade. É uma receita que chamo de tecnologia na veia, onde misturamos paixão pelo Comex, modernidade e inovação”. Ele está se referindo ao SysFiorde, produto que é uma das apostas para 2010, ano em que a empresa completa 25 anos de mercado.


O SysFiorde se classifica como um software ERP (Enterprise Resource Planning), o que significa “Planejamento dos Recursos Empresariais” ou “Sistema de Gestão Empresarial”. Desenvolvido em linguagem de programação 100% Java, ele foi projetado para operar exclusivamente em plataforma web, conforme justifica Peralta. “O mundo vive em função da Internet. Nossa premissa institucional foi oferecer transparência e acessibilidade aos clientes. Do ponto de vista técnico, o Java nos oferece multiplataformas, permitindo a utilização de softwares via telefone celular, navegadores distintos, entre outros recursos”.

O sistema permite controlar etapas dos processos de importação e exportação, sem a necessidade de investimento em tecnologia por parte do cliente. Interligado ao Siscomex, ele permite consultar trâmites aduaneiros e extrair relatórios em tempo real. Peralta explica que o programa vai além do estágio fiscal. “Nossos usuários podem controlar pedidos, saldo de itens, embarques, follow-up dos processos, documentos anexos, custeio prévio, entreposto aduaneiro, back to back, admissão e exportação temporária, além de interfaces integradas com outros sistemas ERPs utilizados no mercado”.

Em alguns casos, a Fiorde customiza o sistema e desenvolve aplicações sob demanda. Chat online com o usuário e históricos encaminhados simultaneamente aos tomadores de decisão da empresa são alguns destes exemplos. “Esta versatilidade está tornando o SysFiorde uma espécie de organizador de processos internos em nossos clientes. A própria Fiorde roda 100% de sua operação nesta plataforma, eliminando trabalhos manuais, otimizando a produtividade e gerando qualidade em todo o percurso da cadeia logística. Temos uma equipe de TI que respira Comex diariamente. Este é o nosso diferencial”, revela Peralta.

Apesar dos diferenciais de mercado, o sistema é oferecido como uma forma de fidelização dos clientes junto a Fiorde. Mas para isso, a empresa fez investimentos maciços em tecnologia. Nos últimos dois anos foram aplicados cerca de R$ 700 mil em conhecimento, instalações e segurança da informação. “Internet em alta velocidade, banco de dados Oracle e aplicações Java em servidores redundantes, desenvolvedores internos na equipe de TI e Data Center próprio operando 24 horas por dia fazem parte da estrutura mantida por nós. Chamamos tudo isso de tecnologia a serviço do Comércio exterior”, conclui o gerente.

Apoiado pela empresa, Peralta é um dos idealizadores técnicos do SysFiorde

Caso de sucesso

Utilizado com eficácia por diversas companhias, o SysFiorde tem na Natura Cosméticos um de seus casos de sucesso. Com ele, a empresa pôde focar suas energias na fabricação de produtos de beleza e bem estar pessoal. A cadeia logística ficou a cargo do SysFiorde, que gerencia pedidos de importação e exportação, documentos, controla saldos, entre outros processos, gerando agilidade operacional, qualidade e satisfação ao cliente final. Mais informações sobre as empresas no
www.fiorde.com.br ou www.natura.net.

Revista Brasil Comex - abril 2010 - www.brasilcomex.net.

Nenhum comentário: